VENDENDO DURANTE E PÓS- PANDEMIA. O QUE ESTÃO CHAMANDO DE O “ O NOVO NORMAL”
É sabido que o COVID-19 causou muitas mudanças comportamentais no consumidor.
Se alguém tivesse dito isso para nós a um ano atrás que o mundo estaria diferente hoje, com certeza, teríamos duvidado, pois isso parecia mais história contada por um grande cineasta.
Mas infelizmente a pandemia chegou, e estão acontecendo muitas mudanças na vida das pessoas, nas famílias, nos modos de consumo antes habituais e nas empresas.
Muitas famílias destruídas por mortes diretamente ou por depressão de isolamento, ou mesmo pela falta de emprego.
Quantas empresas encerraram suas atividades, outras quais tiveram que se reinventar e mudar seu foco produtivo.
Por um lado, a solidariedade está presente. Quantas pessoas e empresas estão ajudando umas às outras. E quem assim não o fizer, está fadado ao fracasso.
Empresas que não se mostraram solícitas, que não tiveram engajamento social, com certeza perdeu clientes, mesmo sem os ter conquistado, perdeu a oportunidade de conhece-los.
De acordo com a EDIÇÃO Nº2639 07/08 da Revista Isto é online acessada em 10/08/2020, “Pesquisa CNI: 3 em cada 4 consumidores vão manter nível reduzido de consumo no pós-pandemia, A perda total ou em parte da renda mensal já atingiu 40% dos brasileiros e 77% dos que estão no mercado de trabalho têm medo de perder o emprego.”
Com isso, será necessária uma nova adaptação as vendas. Fazer uso de Delivery, parcerias, vendas on-line através de redes sociais, lojas virtuais, canais específicos fará toda a diferença para as empresas permanecerem no mercado.
Mas o que é o novo normal?
Bem, isso ainda está em construção, a cada novo dia, somos bombardeados por muitas informações de tendências, de achismo e que nada ainda está concretizado.
O que podemos fazer enquanto tudo não se estabiliza é continuarmos fazendo com que os serviços que prestamos ou os produtos que vendemos cheguem com qualidade ao cliente final.
É preciso estar atento para todas as mudanças que estão ocorrendo. É preciso ser uma empresa parceira e preocupada com sua equipe e com as pessoas ao redor. É preciso sair da zona de conforto e se reinventar para se manter no mercado.
De acordo com o artigo publicado no site EcoDebate acessado em 10/08/2020 “ Até aqui, já sabemos como funciona, mas não sabemos ainda como será o futuro pós pandemia, se vamos tentar voltar ao antigo normal, se é que isso é possível, embora seja essa a expectativa de muitos refratários digitais, ou se o novo normal será tão impactante que irá gerar um abalo em nossas vidas maior do que a própria pandemia ao nos colocar em isolamento, distanciamento, separação ou afastamento social, tudo isso para não falar o termo lockdown.”