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Inadimplência: Como efetuar a cobrança sem perder o cliente.

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É muito comum encontrar clientes que não possuam cartão de crédito ou mesmo trabalhe com cheques que queiram efetuar compras nas lojas e pedem o famoso “carnê” ou mesmo “promissória”. Cabe a cada um dos gestores dos estabelecimentos escolherem se vão ou não acatar essas como sendo uma das formas de recebimentos.

De qualquer forma, em ambas dessas duas formas de recebimento há um risco maior de inadimplência, ou seja, risco de haver atrasos nos pagamentos ou mesmo a pessoa comprar um ou mais óculos e acabar não pagando pelos produtos que levou.

Uma dica muito importante é não fazer uma venda de valor muito alto para quem escolher essa forma de pagamento, pois dessa forma o prejuízo será menor caso haja inadimplência.

É verídico que ninguém gosta de ser incomodado, que ninguém gosta de receber ligações de empresas enquanto estão trabalhando ou mesmo nas horas de lazer. Sendo assim quando for efetuar uma cobrança para quem estiver com alguma parcela atrasada, ou mesmo que seja mais que uma, que deixe claro que o intuito não é constranger quem estiver sendo cobrado e sim receber pelo produto que vendeu.

Algumas frases de efeito que é muito comum ser usadas em cobranças e que o impacto não é negativo, veja abaixo:

• Olá, verifiquei aqui que sua parcela que venceu no dia x encontra-se em aberto. Poderia verificar por favor se realmente se esqueceu de pagar ou se alguém da minha empresa esqueceu de dar baixa. Caso tenha sido pago, por favor, pode me encaminhar o comprovante.

• Olá, meu sistema está mostrando que existem parcelas da sua compra em aberto, poderia por favor verificar se essa informação está correta? Caso tenha pago, pode me enviar o comprovante de pagamento para que eu possa dar baixa?

• Olá, como está? Vi aqui que sua última compra foi no dia xxxxx e recebi uns novos produtos que são bem o seu estilo. Não quer aproveitar e passar aqui na nossa loja para conhecer esses produtos novos que chegaram? (aqui a abordagem foi muito sutil para que a cobrança seja feita presencialmente- esse caso é muito usado quando o cliente é um cliente fiel a marca e ou a loja e que com certeza deve ter acontecido algum esquecimento de pagamento).

Existe muitas outras formas de se fazer uma cobrança bem-feita sem deixar o cliente insatisfeito. Cabe a sua ótica escolher a forma mais adequada que se adeque ao seu estilo de cliente.
Um ponto muito importante e que precisamos abordar é sobre a veracidade das informações antes de fazer cobrança. É preciso ter certeza de que não houve erros internos para que não haja cobranças erradas e que gere insatisfação dos clientes.

No ÓTICOM é possível ter o relatório de cobrança atualizado de forma muito rápida e eficaz. Também é possível fazer a emissão de carnes de pagamentos de crediário próprio e também a opção de se fazer emissão de boleto bancário (consulte as versões que tem essas funcionalidades com nossos consultores).

Veja também

Gerenciamento de Metas

As metas devem ser muito bem planejadas, bem como a gratificação ou comissão que a equipe pode chegar a ganhar. Nunca se esqueça que esses valores de comissão devem estar dentro da margem para o preço de venda.