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Gerenciamento de Metas

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Em muitas empresas quando se fala a palavra meta é sinônimo de olhares tortos e de comentários tipo “lá vem novamente com essa história”.

Mas o motivo de isso realmente acontecer é que as vezes a meta é dada sem embasamento algum, ou seja, coloca-se um valor qualquer, uma quantidade qualquer e diz para a equipe de vendas vai lá e faz sucesso. Dessa forma não vai funcionar corretamente, pois a meta deve ser embasada em informações confiáveis. Ela tanto pode ser de acordo com o que a loja deseja vender ou de acordo com o que a loja precisa.

Vamos citar aqui a conhecida Meta Smart, a mais usada e falada entre os empresários.

Específica: Faça com que todos entendam de uma forma clara qual é a meta e qual o valor. Mostre com base em que foi configurado essa meta, seja ela por necessidade de caixa ou por crescimento em x% a ser atingido;

Mensurável: Analise junto com a equipe o progresso da meta, qual o % atingido a cada dia, incentive;

Alcançável: É preciso ser um valor ou número que se possa chegar, não coloque nada muito fácil para não acomodar a equipe, mas não coloque o que se julga impossível.

Relevante: quanto o atingimento dessa meta vai trazer de benefícios a todos.

Temporal: Coloque uma data para essa meta acabar e crie metas novas.

No ÓTICOM as metas são feitas escalonadas, você tem a opção em colocar até 3 metas para cada vendedor, ou seja, a Meta, a Super Meta e a Desafio. Dessa forma você ajuda a cada um deles a se superar e bonifica essa superação.

Mas no ÓTICOM também temos níveis de metas diferentes: Metas para vendedores, Gerentes, Subgerentes e Supervisores. Isso se adapta a qualquer tipo de empresa, ficando livremente a cada proprietário fazer da forma com que mais se adequa a sua realidade.

As metas devem ser muito bem planejadas, bem como a gratificação ou comissão que a equipe pode chegar a ganhar. Nunca se esqueça que esses valores de comissão devem estar dentro da margem para o preço de venda ou sua Ótica diminuirá o lucro líquido.

Quando uma Meta não é atingida não é motivo de se desesperar, é preciso entender os fatores que levaram a meta a não ser possível. Nunca desistir de trabalhar com metas, apenas reveja os métodos para que se possa ajustar até conseguir. A persistência leva ao sucesso.

O monitoramento das vendas para atingir metas faz-se muito necessário. É preciso ir monitorando diariamente para que se possa criar alguma estratégia se for necessário no meio do período. A conscientização da equipe sobre o % atingido é muito importante.

No ÓTICOM temos o Painel de Bordo. Uma funcionalidade muito querida pelos nossos clientes, pois com ele é possível monitorar as vendas, o % atingido, o % que falta o valor que ainda falta, por vendedor por loja e ainda tem o ranking de lojas em caso de redes. Tudo muito simples de ser configurado e realizado. Essa funcionalidade só está disponível na versão Gerencial.

Caso não conheça temos um vídeo explicativo que deixaremos o link aqui para que possa assistir e verificar quão fácil e prático é essa ferramenta.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

 

 

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As metas devem ser muito bem planejadas, bem como a gratificação ou comissão que a equipe pode chegar a ganhar. Nunca se esqueça que esses valores de comissão devem estar dentro da margem para o preço de venda.