Atendimento: 8:00h às 17:30h

17 4141-4101

Plantão: 17:30h às 22:00h

17 98833-0454

Suporte Remoto:

Emissão de boleto bancário

Compartilhar post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Uma parceria entre a E-commerce Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) resultou em uma pesquisa em que foi identificado que o pagamento com boleto bancário é considerado a melhor opção de cobrança para 75% dos consumidores brasileiros. O resultado disso é a emissão de aproximadamente 3,6 bilhões de boletos anualmente no Brasil. (fonte: https://gerencianet.com.br/blog/tudo-sobre-boleto-bancario/).

Uma forma simples e ágil de se realizar pagamentos e uma muito usada atualmente e também muito procurada por empresários é o boleto bancário. Com ele, consegue-se atingir um número maior de pessoas que conseguem efetuar suas compras, pois no cenários atual, muitas pessoas optam em não ter mais relacionamentos com bancos convencionais e muitas pessoas ainda optam por um banco digital.

Para adequar a sua empresa para a emissão do boleto bancário basta verificar em sua agencia bancária quais são as condições para isso. Mas fique atento há muitas formas que os bancos usam para cobrar por isso.

  • Uma delas é o valor pago na emissão do boleto, ou seja, toda vez que você emitir um boleto, o banco cobrará um valor sobre isso.
  • Uma outra forma é a cobrança na compensação, ou seja, toda vez que seu cliente fizer o pagamento do boleto, o banco lhe cobra a taxa.
  • Em caso de boletos que a pessoa não pagar e você fizer a baixa do título cobra-se outra taxa.
  • Há bancos que cobram tarifas em todas as situações;

Vale a pena pesquisar taxas e formas de o banco cobrar por elas, verifique a que melhor se encaixa na realidade da sua empresa. E lembre-se que essa opção gera um custo para sua empresa e o ideal é que o custo dessas tarifas ou já estejam embutidos no valor de venda dos produtos ou que seja cobrado ao escolher essa forma de pagamento pelo cliente.

Algo muito importante tem que ser levado em consideração. Muitas empresas optam por vender com o boleto para que possa receber a mercadoria a vista sem entregar para o cliente, caracterizando uma venda à vista e com isso dando essa opção com desconto. Isso acontece inclusive no comercio eletrônico. Caso sua empresa opte em parcelamento via boleto, faz se necessário uma sondagem do cliente, consultar órgãos de proteção ao crédito, pois nesse caso, acaba-se assumindo um risco de inadimplência.

Recentemente algumas regras bancárias sobre os boletos entraram em vigor. Agora todos os boletos passam por registro bancário, caso o boleto não tenha sido registrado em algum banco, não será possível quem o recebeu efetuar o pagamento. Em caso de emissão de segunda via com vencimento posterior, não se faz mais necessário cancelar o boleto para poder emitir outro. Também poderá ser pago em qualquer banco e não somente no banco emissor do boleto após o vencimento. As multas e juros estipulados no momento da emissão serão incorporados no documento sem a necessidade de correspondência entre as partes.

Se sua Ótica ou Laboratório Ótico precisa emitir boletos, nosso sistema ÓTICOM já está totalmente adequado para isso. Essa funcionalidade está disponível apenas para os planos Venda Mais e Gerencial. Fale com um de nossos consultores.

Veja também

Gerenciamento de Metas

As metas devem ser muito bem planejadas, bem como a gratificação ou comissão que a equipe pode chegar a ganhar. Nunca se esqueça que esses valores de comissão devem estar dentro da margem para o preço de venda.