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Como ter uma rotina produtiva trabalhando home office

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Nos últimos meses devido a quarentena diversas empresas adotaram a modalidade home office, mas muitas pessoas tem dificuldade em se adaptar a esse novo modo de trabalhar ou tem uma diminuição na sua produtividade nesse formato de trabalho.

Nesse post trazemos algumas dicas de como se organizar no trabalho home office e manter sua produtividade trabalhando em casa.

  1. Crie um ambiente ideal – no escritório você tem um local adequado para a realização do seu trabalho, em casa é importe que tente reproduzi-lo tenha uma mesa especifica para trabalho e uma cadeira confortável e os equipamentos e materiais necessários para a realização de suas tarefas diárias, não trabalhe na mesa cozinha ou no sofá da sala, isso não fara bem para você pois passara muito tempo em uma postura inadequada, e esses ambiente costumam ter grande circulação de pessoas e barulho o que pode atrapalhar o seu foco e concentração.
  2. Utilize métodos de gestão e de concentração: manter a produtividade e concentração no ambiente doméstico é um desafio por isso é interessante que adote o uso de algum deles, podemos citar alguns como:
  3. POMODORO – é uma técnica desenvolvida para manter o foco absoluto em tarefas durante pequenas períodos de tempo. Mais especificamente, 25 minutos, com pequenos intervalos e com uma pausa maior ao fim do ciclo.
  • trabalhe 25 minutos, descanse 5;
  • trabalhe 25 minutos, descanse 5;
  • trabalhe 25 minutos, descanse 5;
  • trabalhe 25 minutos, descanse 30.
  1. MATRIZ DE GESTÃO DE TEMPO – é uma ferramenta utilizada com o objetivo de organizar as atividades a executar, considerando aquilo que é importante e urgente. Ela consiste em um quadro divido em 4 quadrantes onde devem ser organizadas as tarefas. Para utilizar essa ferramenta primeiramente liste as tarefas a serem realizadas no dia, na semana ou no mês como preferir, depois preencha a matriz utilizando os seguintes critérios: no primeiro quadrante liste as atividades que são urgentes e importantes devem ser realizadas primeiro, no segundo quadrante as atividades que são importante e não urgente planeje quando será feito, no terceiro quadrante as atividades urgente e não importante delegue essas tarefas, no quarto quadrante as atividades não urgentes e não importantes essas tarefas devem ser eliminadas.
  2. Tenha cuidado com o cansaço mental: por estar em casa é importante que tenha cuidado para não trabalhar demais, procure fazer a mesma carga horária do trabalho no escritório, durma bem, tenha uma boa alimentação e procure ter momentos de prazer dedique um momento do seu dia para fazer o que gosta, fazer uma refeição em família, ler ou assistir um filme por exemplo.

O home office é uma nova modalidade de trabalho para muitos e que precisaram se adaptar a ela de uma hora para outra devido aos atuais acontecimentos, mas depois da pandemia essa modalidade passara a ser mais frequente e poderá ser aplicada em várias situações como contenção de custos por exemplo.

O importante é que você saiba se adaptar a essa realidade para que possa desempenhar seu trabalho tão bem quanto no escrito. Por isso criamos esse post para lhe ajudar a se adaptar e manter a sua produtividade independentemente do local de trabalho.

Veja também

Gerenciamento de Metas

As metas devem ser muito bem planejadas, bem como a gratificação ou comissão que a equipe pode chegar a ganhar. Nunca se esqueça que esses valores de comissão devem estar dentro da margem para o preço de venda.