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Como implantar um processo de metas para vendedores

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Muito se houve falar em metas, em bater metas em superar metas. E você provavelmente já deve ser criado ou pensado em cria-las para o seu negócio. Vamos iniciar esse assunto com uma definição sobre o que é META.

De acordo com dicionário a definição de META é “aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade.” Mas como criar metas que realmente possam ser alcançadas e de uma maneira na qual seja possível identificar se elas realmente foram atingidas?

Existe uma ferramenta chamada SMART que significa esperto em inglês e foi criada por Peter Drucker (1909 – 2005) que pode te auxiliar na elaboração e controle das suas metas, essa ferramenta é composta por cinco passos que são os seguintes:

  • S (specific) – especifico nessa etapa os objetivos devem ser específicos, deve ser elaborada com frases claras, nunca utilizando frases vagas.
  • M (measurable) mensurável algo que tenhamos como medir. Ou seja, colocar um valor, uma quantidade.
  • A (Achievable)Alcançável:Os valores tem que ser alcançáveis, não pode ser nada impossível ou improvável.
  • R (Relevant)relevante as metas não podem ser muito baixas, tem que ser algo que signifique um desafio e estimulante.
  • T (Time-based) temporal nessa ultima fase, os objetivos nessa etapa devem ter um prazo para sua conclusão. Ao estipular um prazo para a realização das metas será possível avaliar se as metas estão evoluindo.

Mediante o exposto acima, antes de colocar uma meta ou várias metas é preciso conhecer onde está e onde se quer chegar. Olhe o histórico de vendas da sua equipe antes de definir a meta. Projete um crescimento desafiador, mas que seja possível alcançar.

Uma metodologia que tem dado certo e que pode ser aplicada no seu negócio são metas escalonadas, ou seja, fazer 3 metas e a cada degrau que for atingido o % ou o prêmio vai se tornando melhor. Dessa forma a equipe de vendas se sente motivada a ganhar mais e a vender mais.

Se houver mais de uma equipe de vendas na sua empresa pode ser feito uma gincana com o objetivo de verificar qual equipe realizou mais vendas no período, isso se torna uma competição saudável.

A elaboração de um processo de metas de vendas bem estabelecido pode trazer alguns benefícios ao seu negócio.

Proporciona um direcionamento para que a equipe comercial trabalhar, dessa forma fica claro quais os objetivos, e funções de cada membro da equipe.

Outro beneficio é o fato de que com metas bem estabelecidas possibilita que o gestor tentar controle financeiro da empresa fazendo com que haja uma maior previsibilidade de receita.

É muito importante lembrar que as metas não são estabelecidas sozinhas e que vários processos devem ser realizados para construir um índice no qual sua equipe fique motivada.

Ao utilizar o sistema ÓTICOM é possível controlar as Metas e calcular comissões dos membros de sua equipe de vendas.

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