Blog

04/12/2023 | 15:50h

Como reduzir o tempo de gestão e operações da sua ótica?

O tempo é algo muito precioso dentro de uma empresa, podendo ser, muitas vezes, o fator decisivo entre o sucesso e a dificuldade em mantê-la. 
Atualmente, com o auxílio da tecnologia, existe uma forma muito funcional para a otimização de tempo: a automatização. Essa prática é eficaz, pois torna muitas tarefas automáticas, sendo que grande parte do tempo perdido fica por conta desses trabalhos básicos e rotineiros. Nesse caso, o tempo que se leva realizando essas tarefas acaba prejudicando alguma outra ação que pode ser mais importante naquele momento.

O QUE É AUTOMATIZAR?
A ação de automatizar uma tarefa é, basicamente, uma estratégia que torna algumas ações cotidianas mais fáceis e sem gerar preocupações. Trata-se de utilizar um software que mantenha algumas tarefas sendo realizadas automaticamente, liberando o funcionário que geralmente se prende a elas. Isso faz com que esse trabalhador possa focar em outras atividades como vendas por exemplo.

AUTOMAÇÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL
Muitos empresários ainda atuam com planilhas eletrônicas ou utilizando um sistema diferente para cada tipo de atividade, o que acaba tornando a análise e o trabalho de gestão cada vez mais difícil e trabalhoso, além de dificultar a captação de informações e solicitações de cada área.
Automatizar esses processos com sistemas disponíveis no mercado melhora as atividades de cada gestor. O registro de atividades de cada área, assim como o acompanhamento de planejamento e orçamento são algumas das funções que um bom sistema oferece. Isso acaba facilitando e agilizando a rotina diária da ótica. Uma plataforma única que reúne todas as informações essenciais também garante a padronização dos processos, uniformidade no atendimento ao cliente e maior rapidez para encontrar a solução da demanda.

Um bom sistema de gestão, somado às práticas de uma empresa com profissionais qualificados, é essencial para o crescimento de qualquer ótica. Entre as suas inúmeras vantagens, estão: 
•    Emissão de Ordem de Serviços, boletos e duplicatas;
•    Controle de contas a pagar e receber;
•    Gestão de estoque;
•    Controle de vendas
•    Relatórios gerencias;
•    Armazenamento de dados em nuvem.
•    Cadastro de clientes
•    Relacionamento com os clientes 

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO
Automatizar as tarefas de uma empresa possui inúmeras vantagens. Uma delas é o fato de a sua empresa se tornar uma referência em produtividade com relação às concorrentes. Porém, há outros benefícios muito importantes que podem levar o seu negócio a um grande crescimento.
Veja algumas das vantagens que a automatização pode trazer para a empresa:

1) PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Ao automatizar partes do processo que antes eram feitas operacionalmente, a burocracia existente no setor diminui, o que estimula os colaboradores a desenvolverem um pensamento estratégico. Como o tempo gasto realizando pequenas tarefas não existe mais, os funcionários possuem um prazo maior para estimular a sua criatividade na empresa.

2) REDUÇÃO DE CUSTOS
Otimizar os processos com a automação faz com que o negócio consuma menos tempo e dinheiro. Além de as tarefas serem realizadas mais rapidamente (podendo aumentar a produção), as análises também são feitas de maneiras mais eficiente.

3)ELIMINAÇÃO DE ERROS HUMANOS
Por mais preparado e atualizado que o seu colaborador seja, sempre há um chance de ocorrer erros nos processos mecânicos. Ao automatizar e otimizar algumas etapas do processo produtivo, você está garantindo uma maior confiabilidade ao seu negócio.

4) CONTROLE DE INFORMAÇÕES
Em processos automatizados, o controle e análise das informações são realizados de maneira muito mais fácil, garantindo assim uma melhor tomada de decisões. Por exemplo: em vez de anotar a gestão financeira do seu negócio em múltiplas planilhas, você pode utilizar um sistema integrado, gerando uma administração mais eficiente ao integrar todas as informações em um só lugar.

5) ELEVA A QUALIDADE
Um processo automatizado é mais eficiente e rápido, otimizando a gestão e o tempo dentro da empresa. Essas características garantem que o negócio alcance resultados melhores, impactando positivamente na satisfação do consumidor e melhorando todos os índices organizacionais.

6) POTENCIALIZA O RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Por meio de bons e completos sistemas de gestão, é possível automatizar também o envio de mensagens via whatsapp para clientes. O módulo de Integração com WhatsApp do ÓTICOM permite a comunicação em massa com os clientes, fornecedores e colaboradores, através do envio de mensagens personalizadas, campanhas de marketing e promoções, entre outras ações, criando um relacionamento duradouro com seus clientes e aumentando suas vendas.
 
Se o que falta para sua ótica atingir resultados cada vez maiores levando ao crescimento é um bom sistema de gestão, conheça o ÓTICOM. Solicite uma demonstração gratuita.

Logitipo da Oticom

Quer mais
informações?

Entraremos em contato com você!

Logotipo do WhatsApp