Atendimento: 8:00h às 17:30h

17 4141-4101

Plantão: 17:30h às 22:00h

17 98833-0454

Suporte Remoto:

3 HÁBITOS QUE FIDELIZAM CLIENTES DE ÓTICAS

Compartilhar post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você fez a venda, o cliente ficou satisfeito e saiu da loja com os óculos na sacola. Não se engane, seu trabalho só começou. O pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas de relacionamento para fidelizar o cliente.

Segundo pesquisas da Endeavor, “manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo”. Mas… Como fazer isso? Reunimos aqui cinco hábitos que são indispensáveis no pós-venda quando o objetivo é fidelizar o cliente. Veja se você está colocando tudo isso em prática!

• Foco no cliente certo: Não saia por aí querendo abraçar o mundo. Onde seu cliente está? O que espera do seu produto? O que ele gosta, e principalmente, o que não gosta? Sem conhecer o seu público é impossível traçar uma estratégia. Você não vai atender todos os nichos do mercado– encontre seu público! E depois de encontrá-lo, tenha um cadastro atualizado com informações como e-mail, telefone, aniversário, quais produtos ele mais adquiriu etc.
• Cliente fiel tem tratamento VIP: Identificou o seu público? Descubra quem é fiel e crie uma estratégia de relacionamento exclusiva para este público. Coisas simples como um presente no dia do aniversário ou contar pra ele em primeira mão sobre um lançamento, custa pouco pra você e vale muito para o cliente. Ah! Sua equipe também precisa conhecer esta estratégia e estar preparada para colocar tudo em prática.
• Mantenha contato ativo: Trace uma estratégia para os clientes VIPs, mas não esqueça os demais. Tenha uma ação definida para o cliente lembrar sempre da sua loja ou laboratório. Pode ser um cartão de aniversário virtual, uma mensagem no whatsapp, uma ligação para saber como está a adaptação do cliente com os óculos novos ou se precisa de alguma assistência, por exemplo. Esteja sempre presente!

Considere seu pós-venda como um ciclo virtuoso: identificar o cliente, definir uma estratégia e manter o relacionamento ativo, sempre! E claro, monitorar tudo o que está acontecendo. Sem saber em que pé estão as ações propostas, você não será capaz de medir a eficiência.

Quer uma ajuda pra fazer isso tudo? O ÓTICOM foi desenvolvido especialmente para atender o segmento ótico. Com a funcionalidade de “cadastro de clientes” você pode traçar o perfil de compras de cada cliente e classificar histórico de receitas, agendar manutenções e muito mais. Conheça os planos e faça um teste gratuito por 30 dias.

Veja também

Porque preciso usar sistema?

Ter uma empresa não é sinônimo de tranquilidade. Ao contrário, a cada dia mais exige-se que se tenha processos e controles para tomada de decisões.