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5 HÁBITOS QUE FIDELIZAM CLIENTES DE ÓTICAS

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Se Você imagina que fazer a venda, o cliente ficou satisfeito e saiu da loja com os óculos na sacola, seu trabalho está concluído. Não se engane, isso é só começou. O pós-venda é tão ou mais importante que as outras etapas de relacionamento para fidelizar o cliente.

Segundo pesquisas realizadas pela Endeavor, “manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo”. Mas… Como fazer isso? Reunimos aqui cinco hábitos que são indispensáveis quando o objetivo é fidelizar o cliente. Veja se a sua empresa está colocando tudo isso em prática!

  • Atendimento: é o primeiro passo para conquistar um cliente. Um bom atendimento ocorre quando a equipe de vendas da sua empresa realiza o atendimento desse cliente como ele gostaria de ser atendido.
  • Foco nas necessidades do cliente: de acordo com modelo apresentado pelo autor James C. HunterUma organização onde os empregados na linha de frente estivessem servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo satisfeitas.”
  • Foco no cliente certo: Não saia por aí querendo abraçar o mundo. Onde seu cliente está? O que espera do seu produto? O que ele gosta, e principalmente, o que não gosta? Sem conhecer o seu público é impossível traçar uma estratégia. Sua empresa não vai atender todos os nichos do mercado encontre seu público! E depois de encontrá-lo, tenha um cadastro atualizado com informações como e-mail, telefone, aniversário, quais produtos ele mais adquiriu etc.
  • Cliente fiel tem tratamento VIP: Identificou o seu público? Descubra quem é fiel e crie uma estratégia de relacionamento exclusiva para este público. Coisas simples como um presente no dia do aniversário ou contar pra ele em primeira mão sobre um lançamento, custa pouco pra você e vale muito para o cliente. Ah! É muito importante que toda a sua equipe conheça esta estratégia e estar preparada para colocar tudo em prática.
  • Mantenha contato ativo: Trace uma estratégia para os clientes VIPs, mas não esqueça os demais. Tenha uma ação definida para que o cliente lembre-se sempre da sua loja ou laboratório. Pode ser um cartão de aniversário virtual, uma mensagem no WhatsApp, uma ligação para saber como está a adaptação do cliente com os óculos novos ou se precisa de alguma assistência, por exemplo. Esteja sempre presente!

Considere seu pós-venda como um ciclo virtuoso: identificar o cliente, definir uma estratégia e manter o relacionamento ativo, sempre! E claro, a empresa deve sempre monitorar tudo o que está acontecendo. Sem saber em que pé estão as ações propostas, você não será capaz de medir a eficiência.

O seu negocio pratica alguns dos hábitos citado neste post? Se sua empresa não pratica esses hábitos e quiser uma ajuda pra fazer isso tudo? O ÓTICOM foi desenvolvido especialmente para atender o segmento ótico. Com a funcionalidade de “cadastro de clientes” você pode traçar o perfil de compras de cada cliente e classificar histórico de receitas, agendar manutenções e muito mais. acesse o site, acompanhe o blog, assine nossa Newsletter para receber as novidades Conheça os planos e faça um teste gratuito por 30 dias.

 

Veja também

Gerenciamento de Metas

As metas devem ser muito bem planejadas, bem como a gratificação ou comissão que a equipe pode chegar a ganhar. Nunca se esqueça que esses valores de comissão devem estar dentro da margem para o preço de venda.